Linse - UFPEL - Fone: (53) 3921-1438 - E-mail: linseufpel@gmail.com

LINSE | UFPel é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO para inspeção de Edifício Construído pelo RTQ-C

06/08/2018 15:55:48 - Categoria: Noticias


Em agosto de 2016, o LINSE | UFPEL passou por nova auditoria da Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO, e ampliou seu escopo de atuação. Agora, além de emitir a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) para a etapa de Projeto, obteve também a acreditação para a inspeção de Edifícios Construídos Comerciais, Públicos e de Serviços.

Nesta etapa, realiza-se a inspeção para verificar se o edifício construído seguiu o projeto etiquetado. Em caso positivo, é emitida a etiqueta definitiva do edifício. A equipe do LINSE|UFPEL comprovou proficiência neste escopo e agora tem a habilitação completa de inspeção de Edifícios Comerciais, Públicos e de Serviços, segundo o RTQ-C.

O LINSE|UFPEL é um Organismo de Inspeção Acreditado, OIA-EEE-0003, desde dezembro de 2014, para a realização de inspeções de Projetos de Eficiência Energética pelos métodos Prescritivo e de Simulação para Edifícios Comerciais, Públicos e de Serviços, segundo o RTQ-C.

Através da avaliação de eficiência energética é possível determinar o nível de eficiência geral do projeto ou edifício construído como um todo e dos sistemas de envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Assim como a conhecida etiqueta dos eletrodomésticos, A indica maior eficiência e E menor eficiência, a qual é demonstrada através da ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), conforme figura abaixo.

A avaliação de uma edificação deve ocorrer em duas etapas: 1º - Inspeção de Projeto da Edificação e 2º - Inspeção da Edificação Construída, após a conclusão da execução do edifício. Edificações já construídas também podem passar pela Etiquetagem mesmo sem ter avaliado primeiramente a etapa de projeto, sendo que será feita a inspeção de Projeto a partir do us built e posteriormente a Inspeção do Edifício Construído.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Curta nossa página no facebook (Linse - UFPel), entre no nosso site linse.ufpel.edu.br ou mande um email para linseufpel@gmail.com



Compartilhe:

Facebook Twitter Gmail Google+ Pinterest LinkedIn

Comentários